Seguidores

domingo, 26 de junho de 2011

Quintal da casa –
A crista do galo tem
A cor do urucu*



*Urucu (do tupi transliterado uru-ku = "vermelho"), ou urucum, é o fruto do urucuzeiro (Bixa orellana), arvoreta da família das bixáceas, nativa na América tropical, que chega a atingir altura de até seis metros. Apresenta grandes folhas de cor verde-claro e flores rosadas com muitosestames. Seus frutos são cápsulas armadas por espinhos maleáveis, que se tornam vermelhas (motivo do nome urucu) quando ficam maduras. Então se abrem e revelam pequenas sementesdispostas em série, de trinta a cinquenta por fruto, envoltas em arilo também vermelho.


(Wikipédia.)


• Em algumas cozinhas do Piauí, o condimento, à base de vegetais, que dar a cor avermelhada (chamamos de corante) é feito de urucu, de modo caseiro.

6 comentários:

Rose disse...

Aqui se diz urucum,faz-se o colorau.
Muito usado para substituir a massa de tomate.

Valeria Soares disse...

Nossa! Que saudades! parece o quintal da minha avó. E ela só usava colorau.

Adorei!

Toninho disse...

Na minha cidade é urucum e no quintal da casa dos meus pais tinha esta planta, eu já preparei muito os frutos para fazer o pó.Que fica muito bom numa galinha caipira.Os mineiros adoram usar este tempero.
Lindo o haikai,que despertou saudade.
Imagine este galo numa panela com bastante urucum,rsrs.
Um abraço amiga.
Bju de luz.

Tunin disse...

Sou fã dos teus haicai. Trazem sutilezas mil. Abração.

Paulo Francisco disse...

Na casa de um maigo tinha um pé de urucum. Eu não posso usar colorau.
Um beijo grande

varal de haicais disse...

Teresa, me transportou! sabe, eu já tentei fazer um haicai com o tema ' girau' como esse aí de tua fotografia, eu tinha essa imagem apenas em minha mente. Quanto ao urucum, já brinquei demais com isso! a gente se pintava e ficava igual indio rsrsrs mas na comida, eu ainda prefiro o velho, saboroso e cheiroso açafrão. Beijos e obrigada por tão lindas imagens.